Nossa missão é tornar esta escola um instrumento de aprendizagem, harmonia, organização e trabalho.

PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE



PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL Mª DE NAZARETH-ENS.FUNDAMENTAL
Rua: Ana de Barros, 161 – Bairro São José
Blog: escolamariadenazareth1.blogspot.com


"PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE"







JARDIM DE PIRANHAS/RN
2017


INTRODUÇÃO


O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, aparentemente inofensivo, cor escura e listras brancas no corpo e nas pernas. Habitualmente pica nas primeiras horas da manhã e ao cair da tarde, pois evita o sol forte, porém, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. É possível que alguns ataquem também durante a noite. Suas picadas são imperceptíveis, pois no momento não causam dor e nem coceira. E um mosquito com hábitos oportunistas o que o torna um importante transmissor de doenças como dengue, chikungunya, Zika Vírus. É um inseto doméstico, que vive dentro ou em torno de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como por exemplo, estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas.
O mosquito Aedes Aegypti transmite varias doenças infecciosas causadas por um vírus (flavivírus), que é transmitida ao homem. O mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, está presente em vários países, no Sudoeste Asiático, na África e nas Américas, onde já foi considerada como erradicada, mas voltou a aparecer em países como Venezuela,
Cuba, Brasil e, mais recentemente no Paraguai.
Contudo, é preciso reconhecer que a maior incidência da doença ocorre em áreas periféricas onde na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação ou por uma questão cultural acabam por criar ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor que encontrando locais com água parada (criadouros), põem seus ovos e rapidamente se reproduzem. Porém, é preciso reconhecer que além da importância da participação ativa de todos os setores da sociedade no controle da dengue, é preciso ainda envolver outros setores da administração de um município, a exemplo da Limpeza Urbana, Saneamento, Educação, entre outros.
É importante lembrar que, para se reproduzir o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia – garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo lixões.

JUSTIFICATIVA
Vendo a problemática pela qual passa o município que vem registrando vários casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo que muitos alunos de nossa escola são acometidos pela dengue ou pelo zika vírus, propomos discutir a necessidade de combates as infestações e a intervenção no problema, e buscar soluções para a diminuição dos casos ou possível eliminação dos criadouros do mosquito no município
Contudo, buscaremos incentivar as pessoas da comunidade a pensarem e refletirem coletivamente o problema da incidência da Dengue, zika vírus e chikungunya na comunidade e para alcançar tal objetivo numa ação conjunta propomos a elaboração e implantação de um projeto de intervenção na saúde da comunidade escolar e local.
Por essa razão, é preciso que as ações para o controle da dengue exijam não só a participação ativa de diferentes setores da administração pública, mas também a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes, ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.

OBJETIVO GERAL

·         Intervir na manutenção da saúde local, buscando uma sensibilização social e
física da comunidade escolar e da comunidade civil local sobre a importância da
prevenção e combate dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti partindo do
ambiente escolar para o ambiente comunitário.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover a saúde na escola e na comunidade local;
·         Permitir o conhecimento acerca da Dengue, zika vírus e chikungunya;
·         Investigar e discutir as condições ambientais da comunidade que
propícia ao surgimento dos criadouros do mosquito da Dengue;
·         Discutir as formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
·         Sensibilizar aos alunos e as pessoas da comunidade local sobre a
gravidade das doenças e que a sua prevenção depende da ação ambiental
consciente de cada cidadão;
·         Eliminar ou minimizar a proliferação das doenças na escola e nos
bairros.

ATIVIDADES SUGERIDAS

·         Discussão oral dirigida nas salas de aula sobre os relatos dos alunos;
·         Investigação do próprio aluno para observação das condições de moradia e salubridade em suas casas e de pessoas da comunidade eliminando os possíveis criadouros encontrados;
·         Realização de palestras sobre a dengue, zika vírus e chikungunya no pátio da escola para os alunos e pessoas da comunidade local;
·         Elaboração de frases e cartazes preventivos de combate ao mosquito transmissor;
·         Mutirão de fiscalização de possíveis focos;
·         Distribuição de panfletos informando sobre os riscos causados pelo Aedes Aegypti, zika vírus e chikungunya.

RESULTADOS ESPERADOS

O Projeto visa contribuir com aprendizagem dos educandos, potencializando o rendimento escolar, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem nos processos de ensino aprendizagem; podendo assim, integrar e contribuir com a comunidade, como demostrar a sociedade santineense a importância das ações voluntarias, através das atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Diante das graves doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti esperamos promover uma sensibilização da comunidade, além de combater os focos dos mosquitos, evitando o aumento da incidência de casos de Dengue, chikungunya, Zika Vírus.

REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue é fácil prevenir. 2002.
MS Cadernos da Atenção Básica Vigilância em Saúde/Dengue,
Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose; 2 ed revisada
Brasília/DF 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário